terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cafuné

Quando eu visitava a família em Lavras me distanciava um pouco da hippongagem da faculdade. Era bom, porque aí podia ficara mais livre: usar calça jeans e camisetas novas - às vezes até uma camisa pólo.

Mesmo de barbão e cabelo comprido os primos sempre me convidavam para sair à noite. Era estranho, porque no interior o pessoal não está acostumado a ver homem com cabelo mais comprido que mulher; ainda mais com dreads. Mas aquilo atraia a atenção, e os primos gostavam de me apresentar como o cara da cidade.

Esse circo só rendia frutos para eles: enquanto eles falavam de mim com as gurias, eu ficava como um bicho raro de zoológico numa mesa no canto da festa. Via eles de longe, jogando papo e me apontando. Às vezes me abanavam bem faceiros - eu erguia o copo e mandava um alô. Um que outro acabava vindo até mim, trazendo a vítima da vez:

- Esse é o Ricardo, meu primo. Ele é da cidade. Ricardo, ela quer tocar no teu cabelo, não acredita que é de verdade.

- Posso? Tu não te importas?

A verdade é que eu não me importava: na seca que eu vivia em Lavras, um carinhosinho de mulher vinha bem. Claro, sentia algum receio pelos piolhos. Sabem como é dread: batia aquela tensão, imaginando que um dos bichanos ia saltar na mão da guria, e ela ia sair correndo gritando. Aí sim, estaria acabada qualquer possibilidade de comer alguém na cidade.

Meus primos davam o maior incentivo:

- O Ricardo não se importa. Ele é tranquilo. Até apelidaram ele de Rica lá onde ele estuda. Não é? - Não sei por que eles consideravam Rica uma desfeita. - Pode meter a mão! Vira aqui, primo. Vamos mexe, mexe, não precisa ter medo.

Elas adoravam: primeiro pegavam um dread - tímidas; depois iniciavam uma inspeção minuciosa: tascavam a mão em dois dreads e balançavam de um lado para o outro; apalpavam toda minha cabeça; tentavam segurar todo o cabelo com as duas mãos; por fim, davam uns tapinhas no meu cocuruto, perguntando: "Tu sentes aqui em cima? Sente? Bem aqui, oh. Sente?".

Era chato, mas valia o cafuné. Além do que, os primos ficavam muito gratos e pagavam toda a minha cerveja.

Eu só ficava indignado - e corria todo mundo da mesa - quando elas decidiam tecer comentários do tipo: "Mas como é estranho isso aqui!"; "Isso fica todo ressecado! Que horror!"; ou "Aí, que cheiro engraçado que tem isso!!". Aí eu não aguentava: humilhação tem limite; até pra um hippie.

2 comentários:

  1. esker, informazio oso polita eta oso interesgarria da, zorionez, erabilgarria da

    ResponderExcluir
  2. Justru malah, bakal rugi banget kalau misalkan Anda gak ambil peluang langka ini.

    Yuk ah, tunggu apa lagi?

    Gabung Sekarang

    Saya tunggu di grup khusus ya!
    Langka lho ini...

    Obat Jantung Bocor

    Obat Kanker Serviks

    Obat Leukimia

    ResponderExcluir