segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Trabalho

A coisa mais chata no trabalho é ter que ir todos os dias. Não é como o colégio ou a faculdade que dá para faltar de vez em quando; no trabalho as pessoas contam com a nossa presença, acreditam na responsabilidade.

Eu demorei a entender isso. A primeira vez que faltei na escola, como professor, foi numa terça-feira chuvosa: acordei 6:15 da matina e era dia de dilúvio, a temperatura devia estar em torno dos 10 graus; era um despautério ir trabalhar; uma falta de respeito fazer as crianças levantarem naquelas condições. Voltei para a cama e às 8:15 a diretora do colégio ligou para o meu celular. Qualquer pessoa recém acordada é uma ingênua:

- Ricardo Monteiro?

- Ahhh...

- Aqui é Lurdes Terezinha.

- Aha.

- Ricardo, estou querendo saber se tu estás com algum problema. Estamos te esperando aqui na escola. Tu vens?

- Escola? E a chuva?

- Está forte. O senhor está gripado?

- Não, estou bem, e a senhora?

- Professor, eu estou bem, obrigada. Quero saber se o senhor pode chegar aqui às 10 :15 para dar aula na 6ª série.

- Diretora, 6ª série? Com esta chuva?

- Professor Ricardo, convenhamos. Estou lhe esperando na escola às 10 horas na aula da 6ª série e ao meio dia aqui na minha sala para conversarmos. Um abraço.

Levantei tonto e com frio na barriga: minha relação com a 6ª série não era das melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário