segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mesa de bar

O sexo move o mundo acadêmico. As teorias e dissertações são um disfarce; intelectual estuda para comer gente! É uma questão de seleção natural: quem não comia ninguém na adolescência começa a ler para conseguir destaque.

Eu era um desses. Vivia em bar com a turma, falava difícil e discutia filmes antigos. A gente só tomava cerveja barata e se o bar começasse a encher com pessoas novas a gente mudava de bar.

Nessa época meu grande amigo era o Marcão, colega da faculdade.

Para tomar cerveja com o Marcão precisava estar atento: qualquer frase rendia uma tese. Depois que ele começava só calava a boca se passasse uma mulher.

Com o tempo estabeleci uma relação infalível entre os temas preferidos do Marcão e algumas partes do corpo feminino. Era assim: questão dos índios brasileiros, bundas grandes; o FMI e a dívida externa, bundas médias ou peitos grandes; questões da existência humana (o ser e o nada), peitos de qualquer tamanho ou coxas grossas; reforma agrária, só se uma mulher sentasse no colo do Marcão. Ele adorava a reforma agrária.

No dia em que nós conhecemos a Jéssica ele estava inspirado: eu tinha escapado de decidir se o Governo devia pagar a dívida externa com o FMI e se a FUNAI devia ser mais incisiva com os fazendeiros do norte, graças a uma morena que levantou para ir ao banheiro.

Era uma noite perigosa, qualquer deslize e ficaríamos a noite inteira emprenhados nos rumos do Brasil. Procurei manter o foco:

- Marcão, fora esta questão do FMI, que calor fez hoje, não?

- Tu sabes o que é isso, Rica?

Senti o perigo, tentei escapar:

- O sol?

- Isso é o aquecimento global. Não sei se tu sabes, mas o aquecimento é uma resultante da ganância humana, que diferente do que pensam nossos colegas não é uma questão natural do homem, mas foi construída historicamente, principalmente na Europa. Os índios brasileiros…

Papo de índio brasileiro. Foda! Recorri o bar com os olhos, nenhuma bunda grande - nada! – nem mesmo média. Fiquei prisioneiro dos Guaranis dez minutos, até a Jéssica entrar. A bunda não era grande, os peitos que eram enormes. Não era o ideal para a situação; arrisquei.

Leve movimento com o queixo, apontando o alvo. Ele olhou e achou interessante; virou todo o corpo. Chegou a cair da cadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário