segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mesa de bar 2

barkamikaze

A Jéssica achou graça e veio sentar na nossa mesa. Ela fazia mestrado nas Ciências Sociais e nos conhecia de vista da faculdade.

Assim que ela sentou começamos a disputa. Com o Marcão era assim, ele não aliviava - mulher na mesa era guerra. O assovio para o garçom era prova de fogo; o erro uma total desmoralização.

No começo do papo já achei que era luta perdido, ela tinha um broxe do MST. O Marcão ia grudar reforma agrária nela. Fiquei esperando... nada. Então percebi que ele estava sem óculos, não via o que estava escrito no broche. Voltei para a luta, tracei minhas estratégias: só precisava manter o papo dentro dos limites seguros.

Comecei a emendar uma piada na outra, contei todas que conhecia e assumi um risco: deixei que ele chamasse todas as cervejas, assoviava magnânimo para o garçom, era o macho da mesa; mas eu rondava a gata.

Ele ficou confuso, investia sem ter um rumo certo:

- Tu estas no mestrado das Ciências Sociais. Interessante. Há pouco vi uma reportagem sobre a Rússia e as reformas que aconteceram por lá. Repensei um pouco estas questões pelo viés trotskista…

Senti o perigo, não sei nada da Rússia, mas acho que lá teve reforma agrária. Estava tudo por um fio, fiz um ataque kamikaze:

- Marcão, meu velho, tu que é bom nisso, dá um grito para o garçom trazer mais uma cerveja.

Ele olhou espantado, achou que eu entregava os pontos; recuperei a atenção da gata.

No meio da noite a vitória parecia minha, o Marcão tomava a cerveja em goles grossos para logo chamar outra. Chamava o garçom com assobio, com grito, mão espalmada no ar, um dedo só; era uma festa, mas quem ganhava terreno era eu. Fiquei tão cheio da mim que avancei além das minhas trincheiras:

- E tu fazes mestrado em que?

- No Movimento sem Terra, não viu meu broche? 

O Marcão chegou a derrubar o copo. Olhou para o broche incrédulo, abriu um sorriso e começou.

A conversa foi até de manha, pelo que ele me contou. Eles nem perceberam quando abandonei o campo de batalha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário