terça-feira, 3 de agosto de 2010

Namoradas

A faculdade de filosofia tem quatro anos de duração, mas como filosofia é uma coisa difícil o pessoal costuma ficar de 6 a 8 anos, alguns exagerados chegam a 10. Eu, que sou um cara que faço as coisas na maciota, levei 7 anos.

A verdade é que a filosofia leva tempo até entrar na gente e a galera costuma levar mais tempo ainda até querer entrar na vida burguesa do trabalho pesado.

Nesses sete anos eu tive algumas namoradas e muitas foram experiências antropológicas. Primeiro foi a Rê, apelido de Regência não de Regina. A Rê era a careta: a família dela era de Coronel Bicaco, o pai dela era prefeito da cidade. Ela levava a filosofia a sério, já tinha lido uma porção de livros antes de entrar na faculdade. Gostava dos filósofos padres, o São Tomé, o Santo Agostinho, uma porção de gente que eu nunca ia ler na vida, nem atado.

Mas a principal característica da Rê é que ela não me dava. Não tinha jeito, não tinha Cristo que fizesse ela me dar e olha que aquela mulher gostava de Cristo, pena que de dar não gostava.

O namoro não durou muito, 3 meses, acabou num papo cabeça, como eram quase todos os nossos papos. Eu tentando comê-la e ela tetando me ensinar a filosofia do Santo.

- Pô Rê, isso não é pecado, era pecado na época do Tomas, hoje já foi liberado

- Que Tomas, Ricardo?.

- O Santo que tu gosta.

- São Tomas Ricardo, São Tomas!!

- Pois é Rê, hoje a coisa já mudou. É tudo parte da tal natureza, o yin-yang, paz e amor, essa coisa que a galera diz. Os valores mudaram, a moral crista é uma mentira, é como diz o Nietzcshe: Deus está morto e vamos que vamos, algo assim.

- Não é assim, Ricardo. Já te expliquei. O Nietzsche pode ser contra-argumentado segunda a posição agostiniana vista nas Confissões e mais especialmente quando revisto pelo prisma do idealismo alemão. A ideia kantiana de....

- Pô Rê, da pra mim!

- Ricardo, isso acaba aqui.

Não cheguei a ficar muito triste, senti falta daquele arreto com roupa que parecia aquelas coisas de primo, que a gente sabe que não vai dar em nada mas faz para ir ganhando prática.

2 comentários:

  1. esta de coisa de primo é bem verdade.

    ResponderExcluir
  2. Andarilho,
    É destas coisas que todo mundo faz, mas ninguém quer se entregar.
    Valeu pela visita.

    ResponderExcluir