domingo, 15 de agosto de 2010

Mãe

Mãe só tem uma, graças a Deus. Eu, provavelmente, não resistiria a duas ou três.
A minha mãe tem um pouco mais de um metro e meio e é capaz de fazer um estrago de deixar qualquer sogra com água na boca.

Eu desenvolvi uma teoria, não muito filosófica, que mãe tem um dom especial. É um tipo de veneno mortal: qualquer mãe é capaz de terminar com um dia tão logo ele comece. É algo que acontece basicamente pela manhã. Deve ter relação com os sonhos, com o inconsciente, talvez com o Freud. Não sei. Só sei que "O que vai fazer hoje?" ou "Qual a programação do dia?", deixa qualquer marmanjo de pernas bambas.

Mas justiça seja feita: mãe é a única pessoa que acredita tanto na gente que acha vagabundagem um tipo de distúrbio. Foram as mães que inventaram a hiperatividade, o DDA e estas coisas. Não resta dúvida.

A minha velha era assim. Ela não aguentava me ver tranquilo o dia todo, tocando violão, curtindo uma TV e tomando mate no final de tarde (uma beleza de dia, convenhamos). Estava sempre procurando um problema, fuçando na direção da minha vida.

Ficar em casa era uma tensão. Sem aviso ela escancarava a porta do meu quarto, parecendo um furacão de um metro e meio e atacava. Sempre a mesma frase:

-Ricardo, meu filho, eu estive pensando.

Se a mãe não pensasse eu teria só metade das minhas dores nas costas. Quando ela pensava era galho na certa. Imagino que devia ficar lá, lavando a louça, preparando o jantar ou estendendo roupa e matutando, matutando, até que surgiam, não sei de onde, algumas ideias brilhantes. Como essa:

-Ricardo, tu estás deprimido?

-Quê?

-Eu estive pensando. Tu passas o dia aí, jogado, sem ânimo para nada. Não te vejo pegar nos livros! E tu estás com uma aparência de doente.

-Quê??

-É, magro, abatido. Tu precisas de ajuda? Vamos arrumar uma terapia para ti.

-Quê?? Velha, eu toco violão todos os dias e .... Vou na padaria.

Não ia colar, óbvio.

-Ricardo, tocar violão não é uma atividade. E tu não tocas nada. Nunca te vi tocar uma música.

-É um processo demorado. O avanço é gradual.

-Não quero saber. Liga para o teu pai.

Pronto, acabou com o meu dia. Ligar para o meu pai era sempre um caso à parte.

4 comentários:

  1. Ri muito, o problema das mães é que elas sofrem de excesso de zelo.
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. hahahaha
    muito bom!
    Cara, acho q a gente é irmão, temos a mesma mãe, cacete! hahahaahah
    Texto muito bom, leve, agradável.
    Curti!

    ResponderExcluir
  3. Jefhcardoso,
    Excesso de zelo que às vezes vira sacanagem.
    Abraço, Rica

    ResponderExcluir
  4. Léo de Cannes,
    Mais um que teve a vida em casa fácil, então?
    abraço, Rica

    ResponderExcluir